Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndreAraujoLuchine.pdf216,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estimando a relação entre as habilidades cognitivas da educação básica e o salário futuro
Autor(es): Luchine, André Araújo
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Educação básica
Mercado de trabalho
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 17-Nov-2015
Referência: LOCHINE, André Araújo. Estimando a relação entre as habilidades cognitivas da educação básica e o salário futuro. 2015. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do trabalho é mostrar a relação entre a qualidade da educação básica, expresso pela nota da prova objetiva do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) de 2006, e o salário futuro, expresso pelo rendimento médio de 2011 segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Segue-se a metodologia de Curi e Menezes-Filho (2005), com adaptações, devido à diferença de estrutura do banco de dados, que em vez de agrupar indivíduos em células de acordo com as características ao longo do tempo, observa-se dados defasados de diferentes períodos para mesmo indivíduo, e a utilização de variáveis instrumentais, para melhor captar o efeito de uma variação exógena de nota sobre salário futuro. Conclui-se que não há indícios suficientes de um efeito significante da qualidade da educação sobre os rendimentos, que contraria a literatura, mas que pode ser explicado pelo intervalo limitado entre a conclusão do ciclo da Educação Básica e a inserção no mercado de trabalho, viesando os resultados. ______________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of the work is to show the relationship between educational quality, expressed by the score of the ENEM 2006 standardized test, and the future wage, expressed by the average earning according to the RAIS 2011 database. The metodology utilised from the paper of Curi and Menezes-Filho (2005) is adapted due to data structure differences that match the individual among different databases in lagged periods instead of clustering observations based on similar characteristics across time. Also, this work utilises an instrumental variable approach to capture the effect of an exogenous change of the score on wages. There is not enough evidence of a significant effect of educational quality on earnings, countering the existing literature. However, this can be explained due to a small gap between finishing high school and entering the labor force, which produces biased results.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons