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Título: Proposição de perfis de pista baseado no efeito de fadiga em suspensões
Autor(es): Rodrigues, Luciano de Paula
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Coorientador(es): Oliveira, Alessandro Borges de Sousa
Assunto: Materiais - fadiga
Automóveis - sistema de suspensão
Automóveis
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 13-Nov-2015
Referência: RODRIGUES, Luciano de Paula. Proposição de perfis de pista baseado no efeito de fadiga em suspensões. 2015. 94 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho propõe metodologias de análises de componentes de uma suspensão Duplo A. Portanto este estudo, dedica-se primeiramente à modelagem dos braços superior e inferior dianteiro dessa suspensão, utilizando o Método de Elementos Finitos. Em seguida, é desenvolvido uma metodologia de análise e criação de perfis de pista, que são responsáveis pela repetição do carregamento na análise de vida em fadiga. Sendo assim, na primeira fase, é realizada uma modelagem em CAD utilizando-se o software CATIA®, associado ao Autodesk Simulation Multiphysics® visando às simulações em elementos finitos. Para análise dos perfis de pista e cálculo do seu IRI (International Roughness Index) é usado o MatLab® Statgraphics® e Proval®. No Multiphysics®, é utilizado o módulo de análise em fadiga, através do método da vida em fadiga sob tensão. Isto permite testar os braços sob diversos níveis de carregamento e assim, obter o número de ciclos até a falha e, então, o Diagrama S-N dos componentes. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper proposes methodologies for analysis of components of a suspension Double A. Thus first this study is dedicated to the modeling of the upper arms and lower front suspension that using the Finite Element Method . Then it developed a methodology for analysis and design of road profiles , that are responsible for the repetition of loading on fatigue life analysis . Thus , the first phase , was performed CAD modeling using the CATIA® software associated with Autodesk Simulation Multiphysics® targeting the finite element simulations. For analysis of road profile and calculate of IRI ( International Roughness Index) is used MatLab®, Statgraphics® and Proval® . In Multiphysics® , the fatigue analysis module is used by the method of the fatigue life under tension. This allows the arms test under various loading levels and thus obtain the number of cycles to failure and then SN diagram of the components.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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