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Título: Hotelaria hospitalar : conhecimento para a gestão
Autor(es): Silva, Pedro Luiz da
Orientador(es): Carvalho, Maria da Conceição Portela de
Assunto: Hotelaria hospitalar
Qualidade nos serviços
Hospitalidade
Data de apresentação: Ago-2009
Data de publicação: 29-Set-2010
Referência: SILVA, Pedro Luiz da. Hotelaria hospitalar: conhecimento para a gestão. 2009. 94 f. Monografia (Especialização em Hotelaria Hospitalar)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo tem como objetivo apresentar e discutir os conceitos de Hotelaria Hospitalar, com bases em hospitalidade e Hotelaria Tradicional, e sua capacidade de encantar pacientes, familiares, amigos e visitantes e, conseqüentemente, encantando-os, produzindo saúde e atendendo necessidades de clientes, pois atualmente percebe-se que alguns hospitais estão se preocupando em transformar sua imagem, deixando de ser um espaço de doença e sim de saúde. Discorre sobre treinamento e desenvolvimento objetivando aperfeiçoar as habilidades dos empregados para que estes possam agregar valor para o cliente; serviços da hotelaria hospitalar – tendo em vista requisitos como reservas e prestação de serviços – focado nos clientes interno e externo gerando, assim, subsídios que proporcionem aumento do conhecimento sobre o tema pesquisado à organização em relação aos seus concorrentes e, de forma não menos importante, o pesquisador aborda a qualidade dos serviços por meio da melhoria do Humanware. Verificando-se assim que o conhecimento da Hotelaria Hospitalar, pelo gestor hospitalar leva, ao alcance de benefícios e satisfação dos clientes, que possíveis adaptações do modelo, com seus diferenciais, da hotelaria tradicional satisfazem clientes e promovem mudanças relevantes de organização em uma instituição de saúde.
Abstract: This study aims to present and discuss the concepts of Hospital Hospitality, with bases in hospitality and traditional hotel, and its ability to delight patients, families, friends and visitors and, consequently, charming them, producing and taking care of customer needs, because today it is perceived that some hospitals are worrying to transform his image and is no longer an area of disease, but health. Discusses training and development aiming to improve the skills of employees so that they can add value to the client; hotel hospital services - in order to reserve requirements and services - focused on internal and external customers, thereby generating elements that will increased knowledge about the theme to the organization in relation to its competitors, and no less important, the researcher discusses the quality of services by improving the Humanware. Viewing is therefore that knowledge of the Hospital Hospitality, the hospital manager takes, the extent of benefits and customer satisfaction, possible adjustments to the model, with their differences, traditional hotels satisfy customers and promote relevant changes of organization in an institution health.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1140
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