Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JulianaMartinsdeOliveira.pdf831,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de marcadores moleculares em proteção de cultivares no Brasil
Autor(es): Oliveira, Juliana Martins de
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Coorientador(es): Aviani, Daniela de Moraes
Assunto: Cultivos agrícolas
Marcadores moleculares
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 12-Nov-2015
Referência: OLIVEIRA, Juliana Martins de. Uso de marcadores moleculares em proteção de cultivares no Brasil. 2015. iv, 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Os marcadores moleculares vêm sendo utilizados no âmbito da proteção de cultivares como ferramentas complementares, por exemplo, na comprovação da origem genética da cultivar, na identificação de cultivares em casos de uso indevido e em atividades de fiscalização. Neste contexto, o trabalho teve como objetivos discorrer sobre a aplicabilidade e limitações dos métodos de caracterização, diferenciação e identificação no âmbito da proteção de cultivares a partir dos procedimentos em uso e de informações geradas pela pesquisa científica no Brasil. Foi realizado um levantamento de artigos que descrevem aplicações e resultados obtidos pelo uso de marcadores moleculares em espécies diferentes, buscando inferir sobre a eficácia dessa tecnologia no processo de proteção. As conclusões obtidas foram que o uso de marcadores moleculares traz benefícios por ser uma tecnologia precisa, não influenciada pelo ambiente e não depende do estágio de desenvolvimento da planta. Marcadores moleculares vêm servindo de complemento à caracterização morfológica e agronômica tradicional. Podem ser utilizados como ferramenta auxiliar para organizar os testes de distinguibilidade, homogeneidade e estabilidade das cultivares candidatas à proteção, além de diversas outras aplicações, levando a crer que, no futuro, o uso de marcadores moleculares terá ampliado consideravelmente seu papel no processo de proteção de cultivares.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons