Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11397
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FeliciaRodriguesVianaPrimo.pdf414,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Manejo de cultivares de feijoeiro em diferentes períodos de interferência de plantas daninhas
Autor(es): Viana Primo, Felícia Rodrigues
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Feijão - doenças e pragas
Erva daninha
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 12-Nov-2015
Referência: VIANA PRIMO, Felícia Rodrigues. Manejo de cultivares de feijoeiro em diferentes períodos de interferência de plantas daninhas. 2015. iv, 21 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o manejo de plantas daninhas na cultura do feijão comum (Phaseolus vulgaris L.), em diferentes períodos de interferência de plantas daninhas. O experimento foi realizado na Fazenda Água Limpa (FAL) da Universidade de Brasília (UnB), entre maio e agosto de 2014. Foram utilizadas as cultivares Pérola e Estilo, ambas de feijão comum do tipo carioca. As avaliações experimentais foram feitas em sete tratamentos: 1(testemunha, sem capina – com presença de plantas daninhas); 2 (com capina - ausência de plantas daninhas); 3 (de 0 a 10 dias após emergência (DAE) sem capina e depois mantido limpo até o final, 4 (0 a 15 DAE sem capina e depois mantido limpo até o final); 5 (0 a 20 DAE sem capina – depois mantido limpo até o final); 6 (0 a 25 DAE sem capina e depois mantido limpo até o final); e 7 (0 a 30 DAE sem capina e depois mantido limpo até o final). Após a coleta de todas as plantas da área útil, foram feitas as seguintes avaliações: número de vagens por planta; peso de grãos por planta; peso de cem grãos e produtividade por cultivar. O delineamento experimental adotado foi o em blocos casualizados em esquema fatorial (2x7). E as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Pela interpretação dos resultados pode-se concluir que a cultivar Estilo apresentou maior número de vagens por planta, maior peso de grãos por planta, maior produtividade e teve valores médios semelhantes em peso de 100 sementes. O manejo das plantas daninhas na cultura do feijão mostrou ser fundamental para produtividade. Recomenda-se utilizar um período anterior a interferência (PAI) de 0 a 10 (DAE) e após manter limpo até o fechamento da entrelinhas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2015.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons