Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_IsabelCristinaFleckBündchen.pdf316,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem de Hugo Chávez na imprensa brasileira : estudo de caso dos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense
Autor(es): Bündchen, Isabel Cristina Fleck
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Venezuela - política e governo
Imprensa e política
Chávez Frías, Hugo, 1954-2013
Data de apresentação: Jun-2008
Data de publicação: 28-Set-2010
Referência: BÜNDCHEN, Isabel Cristina Fleck. A imagem de Hugo Chávez na imprensa brasileira: estudo de caso dos jornais Folha de S.Paulo e Correio Braziliense. 2008. 74 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Em 1999, quando Hugo Chávez Frias assumiu a presidência da Venezuela, a grande maioria da população brasileira nem tomou conhecimento. Não sabiam quem era, de onde vinha, que havia tentado tomar o poder sete anos antes, por meio de um golpe. Nove anos depois, em 2007, até quem não lê jornais ou assiste ao noticiário televisivo com uma freqüência razoável sabe quem é o mandatário do país vizinho. O fenômeno se deve não só ao tempo que Chávez tem se mantido no poder, mas a como ele tem se mantido lá – e a como os brasileiros têm recebido as informações sobre ele. Nesse último ponto, a imprensa brasileira detém um papel fundamental: o de formar uma imagem pública do chefe de Estado da Venezuela para os seus leitores. Neste estudo, essa imagem é avaliada por meio de um estudo de caso de dois jornais – Folha de S. Paulo e Correio Braziliense. O trabalho se desenvolve em três capítulos, que discorrem sobre o papel do jornalismo e a presença da opinião no texto jornalístico; a trajetória de Chávez ao poder e no poder; e a análise dos jornais em questão. O resultado mostra que a imagem do presidente venezuelano nesses veículos, muitas vezes entendido apenas nas entrelinhas, não é resultado de um posicionamento gratuito sobre a sua figura. É fruto da imagem que o próprio Chávez criou.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.1135
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.