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Título: Utilização de juízes eletrônicos e problemas oriundos da Maratona de Programação no ensino de programação da Faculdade UnB Gama : um estudo de caso
Autor(es): Pereira, Tiago Gomes
Orientador(es): Costa Júnior, Edson Alves da
Assunto: Engenharia de software
Programação (Computadores)
Maratona de programação (Ciência da Computação)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 3-Nov-2015
Referência: PEREIRA, Tiago Gomes. Utilização de juízes eletrônicos e problemas oriundos da Maratona de Programação no ensino de programação da Faculdade UnB Gama: um estudo de caso. 2015. 106 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A computação é parte integrante de nossas vidas. Decisões importantes são tomada com base nas informações providas por softwares. Software de alta qualidade e eficiência é necessário para que estás decisões estejam bem fundamentadas. O Engenheiro de Software é o profissional responsável por garantir essa qualidade. Para que isso seja possível é necessário que ele conheça bem os fundamentos da ciências da computação. Mas ensinar programação é díficil. Manter os alunos motivados não é uma tarefa fácil e a taxa de evasão dos cursos de computação é alta. Para solucionar estes problemas foi implementada uma metodologia de avaliação baseada em competições de programação. Este trabalho tem como objetivo analisar a eficiência desta metodologia observando o impacto no desempenho dos alunos nas disciplinas de programação posteriores a ela.
Abstract: Computers are in our lives in a way that we can’t live without it anymore. Important decisions are made based in information provided by software. The software which provides those information must be reliable and efficient, so the decisions made using them are well grounded. The Software Engineer are the professionals who are responsible to ensure this software quality. It is required from the software professional that his knowlodge in computer science are strong and his programming skill are sharp. But teaching programming is hard. Keep the students motiveted isn’t a easy task and the drop rate in computer science courses in Brazil are high. In order to address this problem it was implemented in programming classes a teaching methodology inspired in programming competitions, like the ACM ICPC. This work objective is analyse the impact of this methodology in the students performances in future programming classes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2015.
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