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Título: A importância da realização do trabalho de campo na disciplina de geografia com as turmas de 1º ano do ensino médio : Escola Estadual Jardim Paulista, Araguaína/TO
Autor(es): Fernandes, Liliane Érika Moura Silveira
Orientador(es): Carvalho, Isabel Cristina Domingues Hipólito
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Atividades pedagógicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Out-2015
Referência: FERNANDES, Liliane Érika Moura Silveira. A importância da realização do trabalho de campo na disciplina de geografia com as turmas de 1º ano do ensino médio: Escola Estadual Jardim Paulista, Araguaína/TO. 2014. xiii, 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Palmas-TO, 2014.
Resumo: O presente estudo enfoca a importância de se desenvolver novas metodologias para orientar e subsidiar a prática pedagógica docente, propondo, o uso das atividades de “Trabalho de Campo” como método aplicável e inovador, em direção à contextualização dos conhecimentos teóricos com a prática e o cotidiano dos alunos. A pesquisa teve como objeto principal, o ensino da Geografia, no nível do 1 º ano do Ensino Médio. A motivação partiu da necessidade de levar o aluno a realizar uma ponte concreta entre a teoria e a prática, através da busca de uma renovação no nível dos conteúdos, bem como, do aprimoramento das metodologias de ensino. O método de trabalho de campo é uma proposta metodológica que proporciona ao aluno a capacidade de assimilar os conteúdos geográficos, a partir das experiências vivenciadas, compreendendo, a dinâmica, as transformações e a atual organização do espaço geográfico. As aulas de campo oferecem lhes as condições satisfatórias para se estabelecer análises do espaço, da paisagem, do lugar e da sociedade, de forma integrada e complexa, buscando evitar a facilidade de se realizar uma pesquisa de observação que se restrinja somente à constatação e descrição da paisagem. A pesquisa priorizou a construção do embasamento teórico aliado à coleta de dados diretos e indiretos necessários a realização deste estudo. A partir dos resultados apresentados, o risco de ocorrências de acidentes e a falta de planejamento, de coerência nas diretrizes e propostas pedagógicas, além, da ausência de autonomia dos docentes nas escolhas dos métodos de ensino, foram fatores em destaque e contribuintes da não aceitação da utilização do “trabalho de campo” como método promissor no processo de desenvolvimento intelectual do aluno. No geral, como possibilidade futura de aplicação o “trabalho de campo” foi considerado, pelos professores e alunos, um método, extremamente, eficaz no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia. Contudo, na pesquisa constatou que a aprovação e a aceitação do “trabalho de campo” como método de ensino, ocorrerá de forma gradativa, de médio a longo prazo. Ressalta-se que o professor de Geografia e os livros didáticos, além, das novas tecnologias empregadas não são suficientes para ensinar a Geografia. As ações de observar e interpretar o espaço são fundamentais para entendermos os fenômenos geográficos e para formar um cidadão crítico e interpretativo de sua realidade humana. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The current study focuses the importance of developing methodologies to orient the didactic practice, proposing the idea of the development of the field work, in the school context, with High School students, aiming to lead them to make a link between theory and practice, through the research of changes in the ontents, as well as practical works. The field work is a proposal of methodology that can contribute to the students understanding of the geographic space organization, providing conditions to make analysis on it, aiming to avoid the easiness of making an observation research only by looking at the landscape. Thus, this study aims to merit the construction of the theory roots linked with the collected direct and indirect data necessary for the realization of this work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
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