Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as ações pedagógicas a partir das expectativas do professor em relação à criança com espectro autístico em Classe Comum Inclusiva e em Classe Especial de uma Escola Pública Inclusiva de Brasília/DF. Esse trabalho utilizou a metodologia qualitativa de cunho exploratório que visa uma familiarização com o problema utilizando levantamento bibliográfico, roteiro de entrevistas, diário de campo (como registro das observações) e análise de exemplos para melhor compreensão. Participaram da pesquisa dois professores de Classe Comum Inclusiva e dois professores de Classe Especial. Os resultados apontam que os professores desejam que seus estudantes tenham autonomia para realização das mais diversas tarefas, expectativas que alcancem habilidades para serem incluídos, desenvolvam habilidades psicomotoras, de interação social, modulação de comportamentos e outras, utilizando-se de diversas estratégias como atividades lúdicas, tablet, material concreto, estabelecendo vínculo para conhecer seu estudante e saber sua zona de interesse, oferecendo pistas visuais e material adaptado visando as singularidades e potencialidades do seu aluno autista. Conclui-se que os professores orientam suas práticas pedagógicas a partir de suas expectativas para com a criança. E as estratégias do docente para seu estudante autista devem ser construídas ao longo do ano letivo e o docente deve sempre buscar conhecer seu aluno para superar as dificuldades de aprendizagem. ________________________________________________________________________ ABSTRACT The present work has as general objective to analyze the pedagogical actions through the teacher´s expectations about the autistic child in a regular inclusive class, and in a special inclusive class of a public school in Brasilia/DF. A exploratory qualitative methodology was used for a familiarization with the problem, a bibliographic study, a guide for interviews, an observation diary, and examples analysis for a better comprehension. Two teachers from the regular inclusive classes, and two teachers from the special inclusive classes participated of this research. The results show that the teachers expect that their students be autonomous to do various tasks; that the children reach the abilities to be included; that they develop the psychomotor skills, social interaction, and behavior modulation. In order to reach these goals, the teachers use several playful activities, tablet applications and concrete material, establishing a link with the student to know him and his interest zone, offering visual clues and adapted material to the singularities and potentialities of the autistic child. In summary, the teachers guide their pedagogical practices from their expectations for the autistic child. The teacher´s strategy for the autistic child has to be built throughout the school year, and the teacher always has to know his student in order to overcome his learning difficulties. |