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https://bdm.unb.br/handle/10483/11240
Título: | Emprego do aplicativo WhatsApp no ensino de química |
Autor(es): | Almeida, Gilvan Jorge de |
Orientador(es): | Gauche, Ricardo |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Química - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 9-Jul-2015 |
Data de publicação: | 13-Out-2015 |
Referência: | ALMEIDA, Gilvan Jorge de. Emprego do aplicativo WhatsApp no ensino de química. 2015. 72 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este estudo abordou o tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar. A motivação para a realização deste trabalho foi decorrente de minhas observações acerca do uso de aparelhos celulares em sala de aulas, que revelaram a ocorrência de conflitos entre professores e alunos. Parte da literatura foi revista, no tocante às vantagens, desvantagens, conflitos, esperanças e incertezas decorrentes da utilização de TIC na escola. A revisão também contemplou à aplicação de TIC no Ensino de Química e as iniciativas governamentais relativas ao emprego dessas tecnologias no sistema público de ensino. Por fim, foi apresentada uma proposta de utilização de TIC que sugeriu o emprego do aplicativo WhatsApp para criar um grupo de discussões de Química em uma turma de alunos da 1ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de verificar a possibilidade de uso do aparelho celular conexo ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho, ao favorecer a troca de conhecimentos e a aprendizagem mútua, procurou explorar o conceito de Inteligência Coletiva defendido pelo filósofo Pierre Lévy. A partir dos resultados obtidos, expressos, entre outros, por 100% de concordância dos alunos acerca das contribuições das discussões do grupo em suas respectivas aprendizagens, foi possível concluir que o emprego do aplicativo WhatsApp possibilitou o uso do celular como um recurso pedagógico facilitador dos processos de ensino-aprendizagem de Química. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015. |
Aparece na Coleção: | Química
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