Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11234
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MatheusLothardaSilvaAraujo.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diagnóstico florístico estrutural de fragmento de mata ciliar em processo de reabilitação no Rio Alegre – ES
Autor(es): Araújo, Matheus Lothar da Silva
Orientador(es): Nappo, Mauro Eloi
Assunto: Matas ripárias
Áreas degradadas - recuperação
Rio Alegre (ES) - diagnóstico florístico estrutural
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Out-2015
Referência: ARAÚJO, Matheus Lothar da Silva. Diagnóstico florístico estrutural de fragmento de mata ciliar em processo de reabilitação no Rio Alegre – ES. 2015. 73 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este estudo foi realizado em uma área degradada de floresta ciliar em processo de recuperação mediante reabilitação. A área de estudo está localizada na sub-bacia hidrográfica do rio Itapemirim, no Município de Alegre, ES, Brasil. A ocupação e uso do solo antes da revegetação eram de pastagem com Brachiaria sp. A revegetação da área foi feita em 1997, com espécies arbóreas diversas, em espaçamento 3x3m, sem arranjo de distribuição definido, em uma área de 1,2ha. Para a realização dos estudos foi feito um inventário florestal contínuo nos anos agrícolas 2004/2005, 2005/2006 e 2006/2007, quando forma medidos os indivíduos de hábito arbustivo e arbóreo com CAP ≥ 5 cm e foram obtidas as respectivas alturas totais. As espécies encontradas na área foram identificadas e classificadas de acordo com suas guildas ecológicas, de dispersão e de presença silvestre, sendo calculados os parâmetros florísticos, a estrutura vertical e de dinâmica. O objetivo geral deste trabalho foi inferir sobre o desenvolvimento do povoamento implantado. Já os objetivos específicos são de estabelecer parâmetros não só sobre a sustentabilidade do processo de recuperação mediante reabilitação, mas também subsidiar práticas silviculturais quanto ao comportamento e uso de espécies para revegetação de áreas de floresta ciliar degradadas, em condições semelhantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, 2015.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons