Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/11214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaphaelFariaVilasBoas.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento de busca de informação dos estudantes de biblioteconomia da Universidade de Brasília para a produção do trabalho de conclusão de curso (TCC)
Autor(es): Vilas Boas, Raphael Faria
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Comportamento informacional
Competências em informação
Pesquisa acadêmica
Estudantes universitários
Universidade de Brasília (UnB) - Biblioteconomia - estudantes
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 7-Out-2015
Referência: VILAS BOAS, Raphael Faria. Comportamento de busca de informação dos estudantes de biblioteconomia da Universidade de Brasília para a produção do trabalho de conclusão de curso (TCC). 2015. 103 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A presente pesquisa analisa o comportamento de busca da informação dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília para a produção do trabalho de conclusão de curso, tendo como foco os meios de acesso à informação utilizados por estes estudantes. Para a concretização dos objetivos apresentados, a pesquisa se realiza por meio de abordagem quantitativa, utilizando o questionário como instrumentos de coleta de dados e informações. Os resultados principais mostram que, em geral, os estudantes pesquisados recorrem a uma pequena variedade de meios para a produção do trabalho de conclusão de curso, em média cada estudante utiliza 5 meios de acesso à informação e o uso efetivo das fontes de informação se concentra em apenas 8 dos 26 meios relacionados. Os dados mostram, também, que os estudantes pesquisados recorrem, em sua maioria, à meios especializados em informação técnica, acadêmica e científica e que se voltam mais para os meios disponibilizados pela própria Universidade de Brasília, não utilizando bases, repositórios e bibliotecas digitais de outras Universidades. Como pode-se constatar, os estudantes pesquisados já recorrem mais ao formato virtual do que o físico, mas o formato físico ainda tem grande importância para a produção da monografia, sendo que a Biblioteca Central da Universidade de Brasília é o meio de acesso à informação mais importante para os estudantes pesquisados e apresenta grandes porcentagens de utilização física das fontes de informação que disponibiliza. Os estudantes identificaram como características consideradas mais importantes para a escolha dos meios que utilizaram a acessibilidade ao meio e a confiabilidade e relevância das informações disponibilizadas por esses meios.
Abstract: This research analyzes the search for information behavior of Librarianship Studies undergraduates of the University of Brasilia for the production of their final course assignment, focusing on the means to access information used by them. To achieve the objectives presented, it was chosen the quantitative approach, using a questionnaire as an instrument to collect data and information. The main results show that, in general, these students rely on a small variety of means for the production of their final course assignment, on average each student uses 5 means of information access and the effective use of information sources concentrates in only 8 of 26 means identified by them. It was also found out that the students rely, on their majority, on specialized means of technical, academic and scientific information and turn more to the means available by their own university, not using bases, repositories and digital libraries from other universities. As can be noted, the students rely most on virtual format than physical, but the physical format still has great importance on the production of the final course assignment, and the Central Library of the University of Brasilia is the most important mean of access to information for these students and presents large percentages of physical use of the sources of information provided by it. These students identified the most important features to be considered when choosing the means of information, the accessibility and the trustworthiness and relevance of the information provided by these means.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons