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Título: Inovação no poder judiciário : a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao processo eletrônico na justiça do trabalho
Autor(es): Lamim, Alexandre da Silva
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Poder Judiciário
Deficientes visuais
Acessibilidade
Processo judicial eletrônico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Set-2015
Referência: LAMIM, Alexandre da Silva. Inovação no poder judiciário: a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao processo eletrônico na justiça do trabalho. 2015. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou apresentar dados empíricos por meio de algumas entrevistas realizadas com gestores videntes e servidores deficientes visuais que possam contribuir para a implantação e aprimoramento dos demais ramos do judiciário na informatização do processo. Ademais, procurou-se investigar a acessibilidade no âmbito do poder judiciário trabalhista após a implantação do processo eletrônico sob a perspectiva dos gerentes e dos usuários. A prestação jurisdicional célere e eficiente não fica restrita apenas a um conjunto de diplomas normativos. O aperfeiçoamento do Judiciário requer, também, mudanças de natureza cultural, estrutural, técnico-operacional e organizacional que estejam em sintonia com os princípios constitucionais da isonomia, da eficiência e da razoável duração do processo. O estudo realizado se baseia em uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio da coleta de dados documental e, principalmente, de dados colhidos pelas entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores videntes e servidores cegos. Foram entrevistados quatro gestores das três instâncias trabalhistas e cinco servidores com deficiência visual. O conhecimento dos métodos e técnicas administrativos, operacionais e organizacionais utilizados pela justiça do trabalho, principalmente após a entrada em vigor da Lei da informatização do processo judicial — Lei 11.419/2006. Essa lei possibilitou ao investigador analisar, comparativamente, as formas de gestão do trabalho e de pessoas, principalmente no tocante à isonomia e à acessibilidade dos servidores deficientes. Conclui-se que a Administração Pública tem dado atenção à modernização do poder judiciário, buscando um sistema eletrônico que proporciona uma tramitação mais célere e eficiente, sem se descuidar da isonomia, usabilidade e acessibilidade de seus usuários internos e externos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
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