Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11186
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SheilaRodriguesdeFreitas.pdf536,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição da contabilidade de competência na eficiência e qualidade do gasto público
Autor(es): Freitas, Sheila Rodrigues de
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Compras públicas
Regime de competência (Contabilidade)
Contabilidade pública
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 23-Set-2015
Referência: FREITAS, Sheila Rodrigues de. A contribuição da contabilidade de competência na eficiência e qualidade do gasto público. 2015. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com a adoção do regime contábil de competência, a partir do processo de convergência da contabilidade pública aos padrões internacionais, o Setor Público brasileiro passou a registrar as transações governamentais no momento da ocorrência do fato gerador. Considerando que para alguns especialistas essa forma de reconhecimento permitirá apurar o consumo efetivo de recursos durante determinado período e a sua provisão no longo prazo, o presente estudo tem como objetivo analisar como a contabilidade de competência pode contribuir para a eficiência e qualidade do gasto público. Para atender a questão da pesquisa, foi realizada análise textual qualitativa na literatura nacional e internacional disponível no portal de periódicos da CAPES, correspondente ao período de 01/01/2005 a 01/05/2015, tendo como base as variáveis relacionadas no Study 14 da Federação Internacional de Contadores, desenvolvido com o objetivo de auxiliar as entidades governamentais no processo de transição para o regime de competência. Os achados do estudo permitem concluir que com a adoção da contabilidade de competência é possível realizar o planejamento de compras escolhendo o momento certo, a quantidade adequada, o preço e a qualidade ideal e o fornecedor mais pertinente para cada situação, e efetuar uma gestão mais eficiente de ativos e passivos, trazendo uma posição mais crítica em relação à composição e distribuição desses valores e ao nível de endividamento público.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons