Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndréLuizdaCruz.pdf620,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal
Autor(es): Cruz, André Luiz da
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Administração pública
Gestão de pessoas
Planejamento estratégico
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Rede pública - professores
Ceilândia (DF)
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 23-Set-2015
Referência: CRUZ, André Luiz da. Análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da Região Administrativa de Ceilândia-DF, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. 2015. 82 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho objetiva a análise diagnóstica acerca da falta de professores em salas de aula da rede pública de ensino da educação básica do Distrito Federal, com foco na Região Administrativa de Ceilândia, e de seus impactos sobre o planejamento de pessoal. A escolha do tema ocorre pela persistência do problema ao longo dos governos do Distrito Federal. A metodologia de pesquisa segue a linha do estudo exploratório e privilegiou os resultados qualitativos, que consubstanciam a pesquisa com dados e informações relevantes acerca da proposta do estudo, sobre a ponderação quantitativa embasada em conferência de eventos de mesma característica. A coleta de dados ocorre pelas técnicas pesquisa documental e entrevista semiestruturada e foi realizada com gestores de unidades escolares e da unidade central de Ceilândia. As interpretações e inferências dos dados e informações coletados seguiram o método da análise de conteúdo com categorizações e subcategorizações. O diagnóstico revelou comportamentos que dificultam a gestão do quadro de professores de modo a evitar a persistência de situações de ausência de docentes nas salas de aula. Os impactos revelam distorções em relação ao atendimento dos preceitos legais, a que a Administração Pública se subordina, consequências negativas atreladas à inexistência de planejamento estratégico formalizado, regras e procedimentos que não atendem às necessidades gerenciais da entidade, atenção a aspectos de limites financeiros e de gozo de direitos no lugar de gerenciais, e comprometimento da atuação da entidade e de seus servidores em face dos procedimentos para contingenciar a falta de professores em sala. Encerra o estudo com a convicção de que é necessário incrementar sua forma de administrar pela harmonização do planejamento estratégico, e os decorrentes desdobramentos no planejamento e gestão de pessoal da entidade, com o conjunto normativo que regula a prestação de serviços educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons