Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11179
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AdrianadeLimaSouto.pdf3,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise conjuntural sobre iniciativa do governo federal para recuperação da rede de hospitais universitários federais : estudo de caso sobre o contrato entre EBSERH e UnB para gestão do HUB
Autor(es): Souto, Adriana de Lima
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Gestão hospitalar
Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF)
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
Data de apresentação: 21-Jun-2015
Data de publicação: 23-Set-2015
Referência: SOUTO, Adriana de Lima. Análise conjuntural sobre iniciativa do governo federal para recuperação da rede de hospitais universitários federais: estudo de caso sobre o contrato entre EBSERH e UnB para gestão do HUB. 2015. 173 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: Recentemente, uma série de conferências, em diversos países, discutiu a realidade dos Hospitais Escola; destacando a importância destas instituições para a assistência em média e alta complexidade e para o ensino e pesquisa. Constatou-se que estes hospitais enfrentam um cenário de crise, requerendo algumas medidas, dentre as quais, uma modernização de sua gestão. No Brasil foi feito um diagnóstico dos Hospitais vinculados às Universidades Federais, o qual mostrou uma série de problemas, que podem comprometer a formação profissional em saúde. Essa realidade levou o Governo Federal a adotar algumas medidas, dentre as quais a criação do programa REHUF e da EBSERH. Em Brasília, o Hospital Escola da UNB chegou a desativar leitos, em decorrência da falta de funcionários, de insumos, além de outros problemas. Assim, em 2013, a Universidade decidiu contratar a empresa, para tentar sanar a situação. A primeira medida foi a elaboração de um Plano de Reestruturação, que deveria detalhar as medidas necessárias à recuperação do HUB. A par disso, o presente estudo de caso exploratório buscou mensurar os resultados desse contrato, ao analisar as intervenções de curto e médio prazo, realizadas no hospital. Tais intervenções merecem destaque, por fornecer subsídios ao planejamento, gestão e formulação de futuras intervenções no hospital, bem como, por oferecer aporte a uma futura avaliação, que abarque os demais HUF filiados à EBSERH. Notou-se que o modelo jurídico da empresa permitiu a flexibilização de processos gerenciais, representando uma tendência na administração pública contemporânea, de trazer para o setor público, elementos característicos do setor privado, visando otimização dos serviços. Após uma série de entrevistas com gestores da EBSERH e do HUB, além de consulta documental, foi possível identificar algumas inovações gerenciais, que propiciam progressos em diversas áreas do hospital. A conclusão da pesquisa mostrou que a empresa tem obtido sucesso na gestão do HUB, fato que se prova pelas obras de reformas concluídas, renovação do parque tecnológico e substituição do quadro de funcionários precarizados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons