Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FelipePortelaBezerra.pdf758,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação social e planejamento governamental no Brasil : Uma análise da participação no PPA 2012-2015
Autor(es): Bezerra, Felipe Portela
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Participação social
Plano Mais Brasil
Plano Plurianual 2012-2015 (Brasil)
Políticas públicas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 16-Set-2015
Referência: BEZERRA, Felipe Portela. Participação social e planejamento governamental no Brasil: Uma análise da participação no PPA 2012-2015. 2015. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A participação social no Plano Plurianual 2012-2015 do governo federal, intitulado de Plano Mais Brasil, é o objeto central de análise deste trabalho. Os objetivos propostos pela pesquisa são averiguar como se dá a organização governamental para garantir tal participação da sociedade nesse instrumento de planejamento e caracterizar as conseqüências dessa participação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a qual utiliza-se o método experimental, com abordagem mista: qualitativa e quantitativa. Os dados utilizados foram primários, disponíveis em documentos e plataformas de dados virtuais. Os resultados obtidos demonstraram que existe uma previsão institucional para possibilitar a participação social no Plano Mais Brasil e que a sociedade civil dispõe de mecanismos formais para contribuir na formulação, fiscalização e avaliação desse PPA. As conseqüências dessa participação foram analisadas por meio de uma codificação pré-definida, mostrando características de metas do PPA ligadas a contribuições da sociedade com enfoque nos atores envolvidos nos processos de implementação, na forma de cumprimento dessas metas e também na verificação do estágio de cumprimento de cada uma delas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons