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dc.contributor.advisorNeves, Regina da Silva Pina-
dc.contributor.authorRego, Livia Tavares Pereira-
dc.identifier.citationREGO, Livia Tavares Pereira. Pensamento autônomo e alfabetização matemática: intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentais. 2015. 82 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractO Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) do Distrito Federal é formado pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental e visa à aquisição do Sistema de Escrita Alfabética e da alfabetização matemática das crianças, já que para realizar uma leitura do mundo que as cerca e se tornar cidadãs ativas, os conceitos matemáticos são fundamentais. O objetivo desta pesquisa foi realizar intervenções psicopedagógicas com uma estudante tida como “com dificuldade” na área de matemática por meio de atividades que levassem ao desenvolvimento do pensamento autônomo e da criação de estratégias para resolução de problemas. As intervenções foram planejadas de acordo com as avaliações da estudante, constatando-se a necessidade de trabalho com as estruturas lógicas que são fundamentais para a construção de conceitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção (Fávero 2011), pois ela tem como característica a transformação do sujeito enquanto construtor de seu conhecimento. Considera-se importante o trabalho pautado no desenvolvimento da autonomia, pois o pensamento autônomo é uma das bases do pensamento matemático. Foi concluído que a compreensão do erro como parte do processo de aprendizagem e o trabalho com situações problemas e atividades com potencial lúdico possibilitaram a mediação dos conhecimentos com real compreensão por meio de atividades significativas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordIntervenção psicopedagógicaen
dc.subject.keywordPensamento autônomoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordMatemática - dificuldades de aprendizagemen
dc.subject.keywordCrianças - intervenção psicopedagógicaen
dc.titlePensamento autônomo e alfabetização matemática : intervenção psicopedagógica em prol do desenvolvimento das estruturas lógicas fundamentaisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-10T15:26:50Z-
dc.date.available2015-09-10T15:26:50Z-
dc.date.issued2015-09-10T15:26:50Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11128-
dc.language.isoPortuguêsen
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