Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VitorAleixoDutraBorges.pdf378,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exame de Suficiência Contábil : uma análise do conteúdo das provas a partir da grade curricular adotada pelas Instituições de Ensino Superior
Autor(es): Borges, Vítor Aleixo Dutra
Orientador(es): Campos, Edmilson Soares
Assunto: Exame de Suficiência Contábil
Ciências Contábeis - ensino superior
Ciências Contábeis - grade curricular
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 9-Set-2015
Referência: BORGES, Vítor Aleixo Dutra. Exame de Suficiência Contábil: uma análise do conteúdo das provas a partir da grade curricular adotada pelas Instituições de Ensino Superior. 2015. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Exame de Suficiência Contábil é realizado com vista a atender os anseios e necessidades da melhoria do profissional que irá ingressar no mercado de trabalho, trazendo uma qualificação e confiabilidade para a classe. Tendo em vista a relevância e a atualidade do tema, este trabalho tem como objetivo identificar a relação entre o alto índice de reprovação na prova do exame com as grades curriculares das Instituições de Ensino Superior no Distrito Federal. Um ponto necessário para isso é analisar todas as provas do Exame, que foram realizadas entre os anos de 2000 a 2004 (primeira fase) e 2011 a 2014 (segunda fase), no total de 18 provas. Assim, a partir da análise documental e bibliográfica, foram mapeadas quais as disciplinas mais abordadas. Foram identificadas ao todo 37 instituições, destas, apenas 18 lecionam o curso de Ciências Contábeis e apenas 14 disponibilizaram sua grade curricular. Averiguou-se que o índice de aprovação foi maior na primeira fase, enquanto o índice de reprovação na segunda fase foi maior, equivalente a 58%. A análise do currículo, por si só, após a estratificação, não permite dizer que o índice de reprovação está associado à grade curricular, uma vez que as faculdades atendem o que é proposto. Apontam-se outros motivos, tais como nível de formação do professor, conteúdos programáticos e estrutura da IES.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons