Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarioPedroBaptistadosSantos.pdf621,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade/gestão pública : análise bibliométrica dos artigos publicados nos Congressos USP e ANPCONT de 2001 a 2014
Autor(es): Santos, Mário Pedro Baptista dos
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Contabilidade pública
Gestão pública
Bibliometria
Ciências Contábeis - produção científica
Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) - congressos
Universidade de São Paulo (USP) - Ciências Contábeis - congressos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 9-Set-2015
Referência: SANTOS, Mário Pedro Baptista dos. Contabilidade/gestão pública: análise bibliométrica dos artigos publicados nos Congressos USP e ANPCONT de 2001 a 2014. 2015. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A comunidade acadêmica é a principal responsável pelo aprimoramento da contabilidade como ciência, a qual vem se desenvolvendo ao longo dos anos por meio da produção científica. A fim de ampliar e disseminar o conhecimento científico contábil e sua relevância, a presente pesquisa tem como objetivo identificar o perfil das produções científicas nos Congressos USP e ANPCONT que se refiram a Contabilidade/Gestão Pública no período de 2001 a 2014. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico, por meio de abordagem bibliométrica e análise qualitativa dos dados do período. Foram encontrados 198 artigos, todos publicados em anais de congresso, com o tema “Contabilidade ou Gestão Pública”, onde a tabulação dos dados contou com o título dos artigos, nome dos autores, vínculo e tipo de vínculo institucional, área temática, titulação e gênero, no qual as áreas temáticas com maior percentual de artigos foram de Controladoria e Contabilidade Gerencial, seguida da Contabilidade para Usuários Externos. Com relação ao gênero dos autores, verificou-se que em ambos os congressos prevaleceu à produção por autores do sexo masculino, sendo que no que se refere à titulação, os autores com mestrado e doutorado se sobressaíram. Ainda relacionado aos autores, o tipo de vínculo de maior expressão foram os docentes. Os resultados obtidos revelaram que a produção acadêmica nos congressos encontra-se pulverizada, uma vez que 78,86% dos autores apresentaram somente 1 participação nos eventos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons