Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11111
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YedaVerlaineCordeiroMatias.pdf726,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reação do setor financeiro nacional à divulgação do novo Ministro da Fazenda : um estudo de evento
Autor(es): Matias, Yeda Verlaine Cordeiro
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Metodologia - estudo de evento
Política econômica - Brasil
Finanças públicas
Data de apresentação: 25-Jun-2015
Data de publicação: 9-Set-2015
Referência: MATIAS, Yeda Verlaine Cordeiro. Reação do setor financeiro nacional à divulgação do novo Ministro da Fazenda: um estudo de evento. 2015. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Na teoria sobre a eficiência do mercado, os preços dos ativos refletem as expectativas dos agentes diante das informações disponíveis, essas informações caracterizam a eficiência em três categorias: forma fraca, semi-forte e forte. Empregou-se a metodologia de estudo de eventos para analisar, na forma semi-forte de eficiência, se houve mudança de expectativas sobre o futuro da política econômica do Brasil a partir do anúncio da indicação de um Ministro da Fazenda, de perfil distinto do anterior. O segmento analisado foi o setor financeiro brasileiro, para isso, utilizou-se como amostra o Índice Financeiro Nacional, publicado pela BM&FBovespa. Para análise desse evento, utilizou-se o modelo de precificação de ativos CAPM com o objetivo de se verificar eventuais retornos anormais no preço das ações. Observou-se que houve retornos anormais positivos significantes e, ainda que, o mercado precificou o evento antes dele ocorrer, indicando o efeito da informação ter se tornado pública gradualmente. O resultado foi um retorno anormal acumulado de 4,9% na janela do evento, confirmando a hipótese de que o mercado reagiria positivamente ao evento.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons