Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlexSouzaCancado.pdf658,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Orçamento da Universidade de Brasília : reflexos do Programa REUNI
Autor(es): Cançado, Alex Souza
Orientador(es): Santos, Antônio Carlos dos
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
Universidade de Brasília (UnB) - orçamento
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: CANÇADO, Alex Souza. Orçamento da Universidade de Brasília: reflexos do Programa REUNI. 2015. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de mostrar o impacto orçamentário do Projeto da Universidade de Brasília para inserção no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. O estudo teve como objetivo evidenciar o comportamento dos gastos da UnB após a sua inserção no REUNI. Para tanto, procurou-se destacar as variações das despesas orçamentárias executadas pela UnB, no período delimitado de pesquisa, confrontando-as com o quantitativo de alunos matriculados. Outro ponto considerado foi à análise do comportamento dos gastos com pessoal antes e após a implantação do REUNI e exposição dos principais gastos com a ampliação e manutenção da infraestrutura instalada. Trata-se de uma pesquisa descritiva restrita à análise de dados pré-existentes. Quanto à coleta de dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo os dados financeiros retirados do Siga Brasil, sistema disponibilizado pelo Senado Federal. A análise dos dados foi feita por meio de abordagens qualiquantitativa, valendo-se de números índice para comparações. Em termos gerais verificou-se um crescimento no total de despesas e que a UnB, de fato, ampliou o acesso de alunos ao ensino superior. O aumento do número de alunos matriculados foi proporcionalmente maior do que o acréscimo no volume de recursos executados após a implantação do Programa. O REUNI sinaliza para um melhor aproveitamento da capacidade instalada, indo ao encontro das diretrizes gerais pré-estabelecidas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons