Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AmandaAmorimKaizerSiciliano.pdf795,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valor justo : ajuste de avaliação patrimonial relativo ao patrimônio líquido das empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Siciliano, Amanda Amorim Kaizer
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Empresas - patrimônio líquido
Governança corporativa
BM&FBOVESPA
Empresas - ajuste de avaliação patrimonial
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: SICILIANO, Amanda Amorim Kaizer. Valor justo: ajuste de avaliação patrimonial relativo ao patrimônio líquido das empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar quanto o ajuste de avaliação patrimonial representa do patrimônio líquido das empresas listadas nos níveis 1, 2 e novo mercado de governança corporativa da BM&FBOVESPA, no período de 2011 a 2013. Para tanto, foi realizada uma análise estatística comparativa das médias dos percentuais de ajuste de avaliação patrimonial relativos ao patrimônio líquido entre as empresas, segregadas por setor de atuação. A amostra é composta por 62 empresas. Os resultados evidenciam que as empresas listadas no nível 1 possuem maior média em relação ao nível 2 e novo mercado, e este último é o único que apresenta antecipação de resultado negativo. O setor de bens industriais se destaca por apresentar maior média percentual de ajuste de avaliação patrimonial relativo ao patrimônio líquido. A pesquisa busca ressaltar o efeito do reconhecimento econômico do ajuste de avaliação patrimonial no patrimônio líquido das empresas que aderem às melhores práticas de governança corporativa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons