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Título: As influências do programa Bolsa Família na trajetória escolar dos alunos beneficiários
Autor(es): Carvalho, Elizete Cristina das Graças Oliveira
Orientador(es): Nogueira, Danielle Xabregas Pamplona
Assunto: Política social
Programa Bolsa Família
Educação
Assistência social
Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: CARVALHO, Elizete Cristina das Graças Oliveira. As influências do programa Bolsa Família na trajetória escolar dos alunos beneficiários. 2014. 65 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as influências do programa Bolsa Família (PBF) na trajetória escolar dos alunos beneficiários. O Bolsa Família se constitui como uma política social de transferência direta de renda, que vem se expandindo no Brasil. Tem como finalidade combater a fome e a miséria em curto prazo e, em longo prazo, promover a autonomia das famílias mais pobres do país, por meio da inclusão social, da melhoria da qualidade de vida e da redução das desigualdades de oportunidades. Para o recebimento do benefício são assumidos compromissos, tanto pelas famílias beneficiárias do programa, quanto pelo poder público. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício e por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social. Por meio do cumprimento da condicionalidade da área de educação, que exige a frequência escolar, se torna importante averiguar como está se estabelecendo a relação entre o programa e a trajetória escolar dos alunos beneficiários. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi selecionada uma escola pública do Distrito Federal que atende a um número significativo de alunos beneficiários. Foram analisados dados sobre a frequência, evasão e o rendimento de beneficiários, bem como investigadas as contribuições do Programa no que diz respeito aos índices escolares e as influências do mesmo na trajetória escolar dos alunos beneficiários. Foi possível estabelecer a relação maior acesso, maior frequência e melhor rendimento dos beneficiários até o ano de 2014, concluindo que o Programa Bolsa Família contribui positivamente para a trajetória escolar dos alunos beneficiários. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to analyze the influences of the Bolsa Família program (BFP) in school history students of the beneficiaries. Bolsa Familia is constituted as a social policy of direct income transfer, which has been expanding in Brazil. Aims to fight hunger and poverty in the short term and in the long run, promote the autonomy of the poorest families in the country, through social inclusion, improving the quality of life and reduction of opportunities inequalities. To receive the benefit commitments are undertaken, both by the beneficiary families in the Program, as by the government. On the one hand, families must assume and fulfill these commitments to continue receiving the benefit and on the other, conditionalities blame the government for the supply of public health services, education and social assistance. Through compliance with the conditionality of the area of education, which requires school attendance, becomes important to ascertain as is establishing the relationship between the program and the school trajectory of beneficiaries students. For the development of this research we selected a public school in the Federal District, which serves a significant number of beneficiaries students. Measurements on the frequency, avoidance and income recipients as well as the contributions of the Program investigated with regard to school indices and the influences of the same in the school life of the beneficiary students. It was possible to establish the highest ratio access, more often and better income of beneficiaries by the year 2014, concluding that the Family Grant Program contributes positively to the school life of the beneficiary students
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
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