Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11105
Título: | A didática e o psicodrama : suas contribuições na realização de encontros em grupos socioeducativos |
Autor(es): | Santos, Jéssica Ferreira |
Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
Assunto: | Psicodrama Didática psicodramática Grupos socioeducativos Didática |
Data de apresentação: | 7-Jul-2014 |
Data de publicação: | 8-Set-2015 |
Referência: | SANTOS, Jéssica Ferreira. A didática e o psicodrama: suas contribuições na realização de encontros em grupos socioeducativos. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da didática psicodramática nos grupos socioeducativos (GS). Como a didática está presente em todo o processo acadêmico do indivíduo, é preciso estudá-la com mais profundidade buscando compreender suas diversas formas de aplicação, inclusive nos GS, onde jovens e adultos cumprem a medida socioeducativa, por serem pegos portando alguma substância ilícita. Para melhor compreensão do assunto o método utilizado será o fenomenológico e a pesquisa trata-se de uma pesquisa-ação. O principal objetivo da pesquisa é analisar a didática sociopsicodramática nos grupos socioeducativos. O objetivo secundário deriva da necessidade de se compreender e avaliar a didática da pedagogia da UnB em relação à gestão de grupos socioeducativos e analisar a percepção das pedagogas que atuaram na gestão de grupos socioeducativos quanto à didática utilizada nos encontros. Através da pesquisa foi possível perceber as contribuições positivas da didática psicodramática nos GS realizando a interação dos participantes, momentos de reflexão e de conhecer a si mesmo. Através de um questionário aplicado a diretoras e ex-diretoras do grupo foi perceptível tanto a lacuna deixada pela disciplina de didática do curso de Pedagogia quanto os aspectos positivos aprendidos e aproveitados na realização dos encontros dos GS. ________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to investigate the contributions of psychodrama didactics the socio groups (SG). As didactics is present throughout the academic process of the individual, it is necessary to study it in more depth, trying to understand its several applications, including the application to the SG, in which young and adults serve socio-educational measures for carrying some illegal substance. Towards a better understanding of the subject, this work usesthe phenomenological method and the action research. The main objective of the research is analyzing the socio-psychodrama didacticsin the socio-educational groups. The secondary objective derives from the necessity to understand and evaluate the didactics of UnB pedagogy in relation to the management of socio-educational groups, besides analyzing the perception of the pedagogues who acted in the management of these groups regarding the didactic used in the meetings. Through the research, it was possible to observe the positive contributions of the socio-psychodrama didactics on the GS, as the interaction of the participants and reflective and knowing oneself moments. Through a questionnaire applied to directors and former directors of the group, it was noticeable the gap left by the didactics subject of the Pedagogy course, but also made clear how much this didactic aided in the meetings in the SG. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons