Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11101
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_UbiratandeBritoCastro.pdf310,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de Newcomb-Benford aplicada na avaliação da normalidade das cotações diárias no pregão da Bovespa
Autor(es): Castro, Ubiratan de Brito
Orientador(es): Forster, Rubens Peres
Assunto: Mercado de capitais
Lei de Newcomb-Benford
Bolsa de valores
BM&FBOVESPA
Ações (Finanças) - mercado
Ações (Finanças)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 8-Set-2015
Referência: CASTRO, Ubiratan de Brito. Lei de Newcomb-Benford aplicada na avaliação da normalidade das cotações diárias no pregão da Bovespa. 2015. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O mercado de capitaisintegra osistema de distribuição de títulos e valores mobiliários, e tem o propósito de proporcionar liquidez aos títulos de emissão das empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Trata-se de um setor dinâmico,que atuanum ambiente competitivo e altamente sensível a ações de natureza política ou econômica. Considerando ainda o volume de negociações,a elevada geração de dados etambém o grau de incertezas a que se encontra exposto, exige um permanente e eficiente controle destinado a detectar e coibir a ocorrência de erros e fraudes, justificando a busca de novas metodologias científicas na área da controladoria. Análises efetuadas com a aplicação da Lei de Newcomb-Benford tem se mostrado fortemente aderente na monitoração dasvariações em relação às probabilidades de ocorrências e na avaliação da normalidade no comportamento de grandes séries de números. Assim, o presente trabalho, valendo-seda análise de séries diárias dos valores de cotação de fechamento das principais ações negociadas no pregão da BOVESPA, apresenta a Lei de Newcomb-Benford e avalia sua aplicabilidade na detecção de eventuais oscilações ou distorções que possam ser consideradas anormais no mercado de títulos da Bolsa de Valores.ABolsa de Valores é uma instituição que lida com a poupança popular e, como tal, deve estar protegida contra a investida de especuladores inescrupulosos. Neste sentido, investiga-se sea Lei de Newcomb-Benford pode ser uma ferramenta útil na avaliação inicial da normalidade do curso das operações da bolsa. Neste sentido, é realizada uma análise empírica, de natureza quantitativa, com base em um modelo contabilométrico, para verificar sua aplicabilidade no monitoramento do pregão da Bolsa. É feita aqui uma apresentação da Lei de Newcomb-Benford, a fundamentação teórica do temaabordado e, posteriormente, a metodologia e base de dados utilizados, seguindo com a análise e interpretação dos resultados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons