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Título: A Política Externa de Boa Vizinhança dos Estados Unidos para América Latina no contexto da Segunda Guerra Mundial
Autor(es): Moraes, Isaias Albertin de
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Estados Unidos - relações exteriores
Estados Unidos - política e governo
Brasil - política e governo 1930-1945
Brasil - relações exteriores
Guerra Mundial, 1939-1945
Estados Unidos
Data de apresentação: Mar-2008
Data de publicação: 31-Ago-2010
Referência: MORAES, Isaias Albertin de. A Política Externa de Boa Vizinhança dos Estados Unidos para América Latina no contexto da Segunda Guerra Mundial. 2008. 50 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise histórica da Política Externa de Boa Vizinhança para América Latina e do uso dos meios de comunicação, sobre a guarda do Office of the coordinator of Inter-American Affairs – OCIAA, no período do governo de Franklin Delano Roosevelt – 1933 a 1945. Diante da decisão de qual orientação adotar para a política externa estadunidense, a margem de manobra é grande e diversificada. Saber o porquê e o quê levou o governo de Franklin Delano Roosevelt a ter optado pela Política de Boa Vizinhança, naquela época, possibilita uma melhor compreensão das estratégias utilizadas na elaboração da política externa de um país. Dessa forma, a identificação das principais características e dos objetivos da Política Externa de Boa Vizinhança e do OCIAA contribui para a melhoria do processo de construção de uma política externa diversificada e eficiente. Este estudo, como quase todas as pesquisas exploratórias, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma visão geral sobre uma determinada realidade. Sendo assim, a metodologia adotada consistiu na pesquisa bibliográfica, bem como na pesquisa histórica. Foi realizada uma abordagem sistemática por meio de coleta, organização e avaliação crítica de dados históricos, de fontes secundárias, tais como: livros, revistas, jornais, filmes, fotografias, anúncios publicitários, entre outros. As interpretações dos dados foram feitas de forma qualitativa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.03.TCC.1110
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