Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IgorDLucaRamosdeMenezes.pdf569,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Revisão da literatura empírica acerca das variáveis que impactam a precificação de commodities agrícolas : soja, milho, café e boi gordo
Autor(es): Menezes, Igor D’Luca Ramos de
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Commodities agrícolas
Produtos agrícolas
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: MENEZES, Igor D’Luca Ramos de. Revisão da literatura empírica acerca das variáveis que impactam a precificação de commodities agrícolas: soja, milho, café e boi gordo. 2015. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo observar as variáveis que possuem maior influência no processo de precificação das commodities agrícolas, a saber: soja, milho, café e boi gordo, considerando algumas recentes pesquisas acadêmicas publicadas. O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities, principalmente agrícolas, com 1/3 do seu Produto Interno Bruto advindo do setor agrícola, evidenciando a importância do estudo do setor agrícola. Neste sentido, compreender os fatores que influenciam o preço das commodities agrícolas é de grande importância para todos os envolvidos neste mercado, quais sejam: investidores, produtores e o Estado. Fez-se uso da metodologia bibliométrica, com amostra de vinte e dois artigos científicos publicados em periódicos da área de economia agrícola. Para a formação da referida amostra, buscou-se identificar quais variáveis influenciam o processo de precificação das commodities agrícolas soja, milho, café e boi gordo. A análise descritiva dos resultados evidenciaram que, para a soja e o milho, os principais fatores que influenciam a precificação são: o efeito China, os custos de produção (ligados aos preços do petróleo e etanol), os fatores climáticos e o uso de derivativos, como, por exemplo, contratos futuros. E para o café e o boi gordo, os principais resultados obtidos destacam que os derivativos tem mais significância na precificação destas commodities, seguidas das variáveis efeito China e custos de produção.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons