Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11090
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThamyresCamargosBezerra.pdf810,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA
Autor(es): Bezerra, Thamyres Camargos
Orientador(es): Souza, Francisca Aparecida de
Assunto: Governança corporativa
Empresas - riqueza gerada
BM&FBOVESPA
Data de apresentação: 1-Jul-2015
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: BEZERRA, Thamyres Camargos. Riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA. 2015. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A contabilidade é um instrumento necessário de evidenciação das informações das entidades. Uma demonstração considerada é a Demonstração do Valor Adicionado, que consegue precificar a contribuição da empresa para a sociedade em seus diversos setores, demonstrando a forma que a riqueza da entidade é distribuída. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar a riqueza gerada pelas empresas listadas nos diferentes níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA nos anos de 2012 a 2014. É um estudo descritivo, bibliográfico e documental aplicado a uma amostra, selecionada por conveniência, formada por 143 empresas listadas em três diferentes níveis de governança corporativa: Nível I, Nível II e Novo Mercado. Analisou-se a relação entre o valor adicionado total a distribuir, divulgado na DVA, e o ativo total da empresa, encontrado no balanço patrimonial das respectivas entidades. Foram feitas duas comparações, entre os níveis de governança corporativa e entre os segmentos. O resultado evidenciou que o Nível II apresentou um resultado mais satisfatório em relação aos demais segmentos, seguido pelo Novo Mercado e pelo Nível I, respectivamente. Na segunda análise feita entre os dez segmentos os quais as empresas são divididas, percebe-se que o segmento de Telecomunicações foi o que atingiu o resultado maior em relação aos outros nove uma vez que apresentou um resultado maior em dois anos consecutivos (2012 e 2013), em seguida o setor de Tecnologia da Informação no de 2014, e o setor que teve o menor desempenho foi o de Petróleo, gás e biocombustível, apresentando o menor resultado nos três anos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons