Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ClaudiaPatriciadeAzevedoPaiva.pdf644,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da convergência às normas internacionais na elaboração das demonstrações contábeis no setor público brasileiro
Autor(es): Paiva, Cláudia Patricia de Azevêdo
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Demonstrações contábeis
Contabilidade pública
Contabilidade Governamental Orçamentária
Contabilidade Governamental Patrimonial
Data de apresentação: 30-Jun-2015
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: PAIVA, Cláudia Patricia de Azevêdo. Impacto da convergência às normas internacionais na elaboração das demonstrações contábeis no setor público brasileiro. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho busca identificar quais são as diferenças ocorridas na estrutura das demonstrações contábeis, e nos seus indicadores, a partir da Contabilidade Governamental Orçamentária (lei 4.320/64) quando comparada à Contabilidade Governamental Patrimonial (MCASP). Trata-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, classificada como qualitativa. Os resultados para as quatro demonstrações analisadas apontaram modificações relevantes nas estruturas da Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) e do Balanço Patrimonial (BP). Para a DVP, destaca-se a exclusão das Mutações Ativas e Passivas e criação de um grupo específico para demonstrar os eventos que não impactam o PL. Outras diferenças relevantes puderam ser constatadas tanto na DVP quanto no BP, decorrentes da adoção de regimes distintos de reconhecimento de receitas/despesas, além de ajuste a valor recuperável. Em relação ao Balanço Orçamentário (BO), em decorrência de poucas alterações substanciais, os resultados obtidos para os saldos de colunas equivalentes permaneceram idênticos, o que trouxe efeitos também análogos para os saldos dessa demonstração. Para o Balanço Financeiro (BF), as alterações também não provocaram mudanças significativas nos saldos totais equivalentes das duas metodologias. Por fim, foram comparados os indicadores financeiros das quatro demonstrações (BO, BF, DVP e BP), analisando-se as diferenças/similaridades entre os dois modelos – um orçamentário (Lei 4.320/64) e o outro patrimonial (de acordo com o MCASP).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons