Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RoberioCesarBonfimMangueira.pdf459,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacidade de interpretação dos indicadores de liquidez pelos alunos de Ciências Contábeis que estão cursando a partir do 5° período de curso
Autor(es): Mangueira, Robério César Bonfim
Orientador(es): Andrade, Elivânio Geraldo de
Assunto: Indicadores de liquidez
Ciências Contábeis - ensino superior
Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 4-Set-2015
Referência: MANGUEIRA, Robério César Bonfim. Capacidade de interpretação dos indicadores de liquidez pelos alunos de Ciências Contábeis que estão cursando a partir do 5° período de curso. 2015. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com as frequentes mudanças do panorama de mercado, os conglomerados de empresas brasileiras e internacionais estão necessitando cada dia mais da interpretação exata de dados, para a tomada de decisões corretas e tempestivas. Números, por si só, podem não expressar fielmente situações reais as quais aparentemente uma entidade possa apresentar. Todavia, a análise precisa destes valores, pode mensurar de maneira mais rigorosa sobre a sua real saúde financeira. Para tanto, os futuros profissionais de contabilidade ou atuantes de áreas correlatas, devem estar preparados para auxiliar e indicar os caminhos corretos a serem percorridos por uma empresa. A corrente pesquisa, faz uma análise sobre a capacidade de interpretação dos 4 indicadores de liquidez: Seca, Corrente, Imediata e Geral. O público alvo do estudo é: O aluno de ciências contábeis da Universidade de Brasília – UnB, na qual já tenham cursado a disciplina Análise econômico financeiro 1. Está população apresenta cerca de 300 alunos sendo colhida uma amostra de 65 unidades ou 21,67 %. Como ferramenta de pesquisa, utilizou-se um questionário dividido em 8 questões objetivas que abordavam pontos teóricos e práticos, analisando a capacidade de interpretação de dados e maneiras de mudança de um cenário financeiro através de projeções futuras. Por fim, são apresentados os resultados conquistados através da amostra de dados coletados, dividido as notas em subgrupos de menções e apresentando a nota média para estudantes do sexo masculino e feminino.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons