Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisNunesBatista.pdf562,07 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Denise de Oliveira-
dc.contributor.authorBatista, Thaís Nunes-
dc.identifier.citationBATISTA, Thaís Nunes. Psicopedagogia e inclusão: desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensino. 2015. 50 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.en
dc.description.abstractEsse trabalho teve como objetivo a reinserção de sujeito autista em turma regular e inclusiva de ensino. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção, fundamentada em Fávero (2012), ao mesmo tempo em que informações são coletadas, práticas mediadoras de ensino são tomadas afim de interferir positivamente nas situações que vão surgindo e a análise dos resultados de uma atividade de intervenção orienta a sessão seguinte. A metodologia teve base teórica nas abordagens histórico-cultural e no reforçamento positivo da análise comportamental aplicada, que se fizeram complementares nesse estudo. São participantes a comunidade escolar, família e aluno-alvo. O aluno passou de um estado inicial desafiador, rejeitando a proposta de inclusão a um momento participativo das atividades que favoreceriam sua reinserção. Concluiu-se que a inclusão de autistas deve ser pensada e repensada com extremo cuidado, lembrando sempre de manter o foco no indivíduo e em suas necessidades, garantindo que seja desenvolvido um trabalho que potencialize suas habilidades e propicie sua inclusão social, ampliando suas interações em qualidade e quantidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordAutismo em criançasen
dc.titlePsicopedagogia e inclusão : desafios na reinserção de aluno autista em classe regular de ensinoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-09-03T16:00:26Z-
dc.date.available2015-09-03T16:00:26Z-
dc.date.issued2015-09-03T16:00:26Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/11081-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons