Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11076
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AllanSantosdeSouza.pdf908,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da percepção acerca do grau de segurança no aprendizado dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília – UnB
Autor(es): Souza, Allan Santos de
Orientador(es): Santos, Wagner Rodrigues dos
Assunto: Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Ciências Contábeis - estudantes
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: 24-Jun-2015
Data de publicação: 3-Set-2015
Referência: SOUZA, Allan Santos de. Análise da percepção acerca do grau de segurança no aprendizado dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília – UnB. 2015. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção acerca do grau de segurança no aprendizado dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. Os dados foram coletados mediante a elaboração de um questionário aplicado aos alunos do 6º ao 12° semestre do curso. Buscou-se verificar a segurança do aluno no aprendizado das disciplinas enquadradas nas áreas de conhecimento em Contabilidade Gerencial, Pública, Societária, Tributária, Finanças e Auditoria, verificando qual dentre os fatores: metodologia de ensino, carga horária, interesse e complexidade das disciplinas, influenciou sua percepção de segurança ou insegurança. Além disso, verificou-se em qual área contábil o aluno pretende atuar no mercado de trabalho depois de formado. Analisando-se a amostra de 221 questionários, ficou constatado que área de Contabilidade Societária é a que aluno se sente mais seguro em relação ao aprendizado, sendo que 59% do total sentem-se seguros (38%) ou muito seguros (21%). Porém, esta mesma área é a que possui o menor percentual de intenção dos alunos quanto a atuação no mercado de trabalho com 5,43% do total analisado. Por meio do estudo ficou evidenciado que os alunos sentem-se, em média, razoavelmente seguros em relação aos conteúdos ministrados nas seis áreas de abordagem do curso. O fator determinante para esse grau de segurança foi a metodologia de ensino. A pesquisa revelou, também, que quanto ao mercado de trabalho 60,63% dos alunos possuem a intenção de atuar na área de Contabilidade Pública (34,39%) ou na área de Auditoria (26,24%).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Ciências Contábeis, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons