Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/11071
Título: Aquisição de leitura e escrita : reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervenção
Autor(es): Costa, Danielle Aguilar de
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Crianças - intervenção psicopedagógica
Dificuldades escolares
Leitura e escrita
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: COSTA, Danielle Aguilar de. Aquisição de leitura e escrita: reconstruindo as competências, uma pesquisa de intervenção. 2015. 23 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de leitura e escrita de um aluno com defasagem na alfabetização, por meio de uma pesquisa de intervenção psicopedagógica. O sujeito tem doze anos e estuda em uma escola da Secretaria de Educação do Distrito Federal, localizada em uma região administrativa próxima à Brasília. É diagnosticado com TDA. Apresenta dificuldade de leitura e escrita, está cursando pela segunda vez o quarto ano do ensino fundamental I e foi retido duas vezes no terceiro ano. Esta pesquisa de intervenção dividiu-se em três etapas: o contato inicial com a responsável, anamnese e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; a entrevista com o aluno para coleta de dados sobre rotina e suas preferências relacionadas a aprendizagem e posteriormente foram realizadas as avaliações e intervenções psicopedagógicas. Foram realizados sete encontros que foram transcritos e analisados. Concomitantemente foram sugeridas à professora regente do sujeito algumas ações em sala de aula. Percebeu-se que ao final da intervenção o sujeito desenvolveu a capacidade de acreditar em seu potencial como estudante, melhorando sua autoestima e minimizando algumas dificuldades na escrita, tornando-o mais motivado a aprender.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_DanielleAguilarDeCosta.pdf355.22 kBAdobe PDFver/abrir


Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons