Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_NancyGobboLinsGuimaraesTavares.pdf852,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades escolares : uma revisão nas publicações em periódicos
Autor(es): Tavares, Nancy Gobbo Lins Guimarães
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Mediação pedagógica
Dificuldades escolares
Aprendizagem
Psicopedagogia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: TAVARES, Nancy Gobbo Lins Guimarães. Dificuldades escolares : uma revisão nas publicações em periódicos. [92] f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O intuito deste trabalho é procurar e discutir como a questão relacionada às dificuldades escolares tem sido abordada nas publicações científicas. Apresentamos uma busca bibliográfica que abrange os últimos cinco anos, nos focando em cinco periódicos brasileiros, quatro deles na área da Psicologia e um na área da Educação. Nossa busca e análise se pautaram no consenso dos grandes teóricos como Piaget, Vygotsky e Wallon que consideram a escolarização como um instrumento de desenvolvimento psicológico (Fávero, 2014). Tendo tais questões em mente, procuramos pesquisar, em primeiro lugar, como a questão da natureza da mediação do conhecimento escolar é vista pelos professores e pesquisadores brasileiros. Em segundo lugar, buscou-se apresentar uma discussão sobre tais concepções, expressas nas publicações. Duas grandes questões ficaram evidenciadas na nossa pesquisa bibliográfica: 1. A ausência de consonância teórico-conceitual sobre o que se entende por dificuldades escolares; 2. A diversidade metodológica.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons