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https://bdm.unb.br/handle/10483/11069
Título: | Diagnóstico psicopedagógico de uma criança com suspeita de epilepsia : impactos, influências e resultados |
Autor(es): | Santos, Talita Costa |
Orientador(es): | Queiroz, Elizabeth |
Assunto: | Epilepsia nas crianças Psicopedagogia Crianças - intervenção psicopedagógica |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 2-Set-2015 |
Referência: | SANTOS, Talita Costa. Diagnóstico psicopedagógico de uma criança com suspeita de epilepsia: impactos, influências e resultados. 2015. vi, 36 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A epilepsia é uma condição em que as recorrentes descargas elétricas no cérebro provocam distúrbios no funcionamento normal do sistema nervoso. Crianças com epilepsia constituem-se como um grupo educacional vulnerável apresentando risco elevado para desenvolver transtornos específicos do aprendizado e consequentemente comprometimentos no rendimento acadêmico. A proposta deste trabalho é discutir os impactos, as influências e os resultados do processo de avaliação psicopedagógica a partir do estudo de caso de uma criança de sete anos de idade com dificuldades escolares e um diagnóstico médico não confirmado de epilepsia. Foram realizadas dez sessões de avaliação e intervenção psicopedagógicas com a criança e mais uma sessão de anamnese e uma devolutiva final, ambas com a mãe. Após as considerações a respeito dos aspectos fundamentais para proporcionar um diagnóstico psicopedagógico neste caso, compreendeu-se que não há prejuízos cognitivos significativos que possam ser atribuídos à suspeita de epilepsia e que uma das razões pelas quais havia uma dificuldade no processo de alfabetização da criança poderia estar na base deficiente de conceitos fundamentais que deveriam ter sido melhor trabalhados na primeira infância. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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