Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RafaelaMarinoFaria.pdf617,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concepções e práticas de um curso de cuidadores de idosos : uma perspectiva psicopedagógica
Autor(es): Faria, Rafaela Marino
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Cuidadores
Idosos - qualidade de vida
Idosos - cuidado e higiene
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 2-Set-2015
Referência: FARIA, Rafaela Marino. Concepções e práticas de um curso de cuidadores de idosos: uma perspectiva psicopedagógica. 2015. v, 37 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho relata uma intervenção psicopedagógica em um contexto de curso de formação de cuidadores e tem como objetivo investigar a qualidade do suporte teórico, técnico, emocional e prático oferecido aos cuidadores. O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, fez com que surgissem os cuidadores para auxiliar o idoso nas atividades diárias. Os cuidadores formais pertencem à classe trabalhadora com alguma formação ou experiência, já os informais são familiares ou amigos sem domínio teórico. Sabe-se que a atividade de cuidar causa sobrecarga de atividades e profundo desgaste emocional e físico tanto no cuidador formal quanto informal. Por isso a importância de avaliar a qualidade de vida do cuidador de idoso e seu preparo profissional. Participou do estudo uma estudante do curso de cuidador de idoso de 31 anos. Os resultados indicaram que a participante estava interessada e envolvida com o curso o que facilitou a sua aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons