Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1106
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CeciliaPintoCoelho.pdf306,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O acordo de livre comércio entre Mercosul e Israel
Autor(es): Coelho, Cecilia Pinto
Orientador(es): Santos, Norma Breda dos
Assunto: Acordo de Livre Comércio (ACL)
MERCOSUL
Brasil - relações exteriores
Israel - relações exteriores
Comércio internacional
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 30-Ago-2010
Referência: COELHO, Cecilia Pinto. O acordo de livre comércio entre Mercosul e Israel. 2009. 62 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o Acordo de Livre Comércio (ACL) entre Mercosul e Israel, a partir da interação entre os governos dos Estados signatários. Privilegiou-se a revisão bibliográfica, assim como o recurso a entrevistas e leitura de artigos já publicados sobre o tema. Deu-se ênfase a uma análise bilateral, assumindo uma abordagem do Estado Nacional como ator monolítico e racional. O ACL foi assinado em dezembro de 2007, embora as negociações tenham sido iniciadas ainda em 2005. É o primeiro tratado de livre comércio do Mercosul com um parceiro extra-regional. O texto prevê a liberalização dos produtos em até dez anos e inclui mais de 90% do comércio de ambos os países. Além de mostrar a credibilidade internacional do Mercosul, o acordo, que faz parte de uma estratégia para ampliar entendimentos com o Oriente Médio, aumentará as transações econômicas e diversificará a balança comercial. O Brasil é o principal importador do Mercosul para Israel e o maior exportador do bloco para aquele país. Em 2007, o intercâmbio comercial entre esses dois países chegou a mais de US$ 1 bilhão. Um problema,que envolve questões fronteiriças do Estado da terra prometida, no entanto, ainda não foi solucionado: trata-se das regras de origem. A polêmica gira em torno, por exemplo, de itens que foram produzidos em territórios ocupados ilegalmente por Israel.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1106
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.