Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisAraujoCarolino.pdf440,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue : uma pesquisa de intervenção
Autor(es): Carolino, Thaís Araújo
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Educação de crianças
Escola bilíngue
Planejamento psicopedagógico
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: CAROLINO, Thaís Araújo. O planejamento psicopedagógico semanal em uma escola bilíngue: uma pesquisa de intervenção. 2015. 39 f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Para este trabalho foram desenvolvidas 6 sessões de uma pesquisa de intervenção, fundamentado em Fávero (2012), com o objetivo de investigar e conhecer como se fundamenta o planejamento das professoras de uma escola bilíngue, que fatores são identificados como facilitadores ou dificultadores do processo de ensinar e aprender, no intuito de apontar alternativas para otimizar este atendimento educativo. Não houve tempo hábil, no período da pesquisa de intervenção para planejar e executar uma intervenção no sentido completo de avaliar, verificar pontos de interesse para reflexão e mudança, e reavaliação contínua. Assim, realizamos apenas à primeira parte do trabalho de identificar os fatores interferentes, e traçar objetivos e metas, para junto com o grupo de professores problematizar e sugerir alternativas que auxiliem no planejamento e execução das atividades pedagógicas. Durante a avaliação percebemos que a maior dificuldade identificada era planejar as atividades com base em uma fundamentação teórica.Ao final das sessões percebemos queos profissionais estavam mais sensibilizados sobre a importância da fundamentação teórica para o planejamento e execução das atividades na educação infantil e que o momento da intervenção propriamente dita, tornou-se essencial para promover o processo de mudança. Por isso, será fundamental dar continuidade á esta proposta, no futuro.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons