Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeMonteiroDeSousa.pdf777,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio histórica
Autor(es): Sousa, Liliane Monteiro de
Orientador(es): Pulino, Lúcia Helena Cavasin Zabotto
Assunto: Processo de ensino-aprendizagem
Zona de desenvolvimento proximal
Crianças - intervenção psicopedagógica
Aprendizagem
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 1-Set-2015
Referência: SOUSA, Liliane Monteiro de. Compreensão e acompanhamento psicopedagógico do processo de aprendizagem de uma criança na perpectiva, sócio histórica. 2015. 54 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho descreve e relata a experiência prática referente a um estágio de intervenção psicopedagógica com uma criança de 10 anos que frequenta a escola regularmente. A proposta da intervenção consistiu em avaliar as condições do processo de aprendizagem da criança e propor estratégias de intervenção diante de eventuais dificuldades que se confirmassem no processo de avaliação. Como referencial teórico, optou-se por utilizar a teoria sócio – histórica de Vigotski com o objetivo de criar novas zonas de desenvolvimento proximal a fim de promover mudanças no processo de aprendizagem da criança. Foi utilizado o método de pesquisa qualitativo com o objetivo de observar a criança em sua totalidade e explorar os aspectos subjetivos envolvidos neste processo. Durante o processo interventivo e com o foco de trabalho voltado para uma atuação efetiva nas zonas de desenvolvimento proximal, melhoras significativas na produção de atividades e na postura ativa da criança diante de seu processo de aprendizagem foram percebidas.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons