Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/11052
Título: | A intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesa |
Autor(es): | Felippi, Patrícia Rocha |
Orientador(es): | Vieira, Denise de Oliveira |
Assunto: | Hiperatividade Crianças - intervenção psicopedagógica Déficit de atenção Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 1-Set-2015 |
Referência: | FELIPPI, Patrícia Rocha. A intervenção psicopedagógica para desenvolver competências de atenção e concentração em atividades de mesa. 2015. 47 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho descreve uma atuação psicopedagógica clínica com uma criança hiperativa de seis anos que apresenta queixa de agitação motora e dificuldade na memória. Levando em consideração que a hiperatividade apresenta três características básicas como a agitação, a desatenção e a impulsividade; as intervenções psicopedagógicas tiveram como meta desenvolver competências de atenção e concentração que possibilitassem concluir as atividades de mesa. Foram desenvolvidas duas sessões de avaliação e seis de intervenção. Para isso foi utilizada a metodologia de Fávero (2005) onde uma sessão é sistematicamente, registrada e avaliada, e os resultados obtidos nesta sessão dão subsídios para a sessão seguinte dentro da interface de teoria e prática. Na avaliação o tempo de concentração da criança não ultrapassada 2 minutos, suas respostas eram rápidas e com pouca elaboração. Ao final, como resultados tivemos que o sujeito apresentou significativa melhora na atenção, concentração e memória, conseguindo manter até dezessete minutos de foco na tarefa, finalizando-a, assim como minimizou a agitação motora e aumentou a autoestima. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons