Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11036
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DanieleSouzaAmorim.pdf432,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições do pedagogo em um grupo socioeducativo
Autor(es): Amorim, Daniele Souza
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Grupos socioeducativos
Psicodrama
Professores - educação infantil
Trabalho pedagógico coletivo
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 28-Ago-2015
Referência: AMORIM, Daniele Souza. As contribuições do pedagogo em um grupo socioeducativo. 2014. [59] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente pesquisa trata de uma temática que, considerando sua importância para o pedagogo e para aqueles que ainda estão em formação, merece ser aprofundada: as contribuições do pedagogo em grupo socioeducativo. Tendo como referência leis, estatutos e diretrizes que direcionam como este trabalho deve ser realizado, mas que ainda não há clareza, principalmente durante a formação acadêmica, para os profissionais que futuramente atuarão nos espaços denominados socioeducativos. A abordagem destapesquisa é qualitativa de caráter fenomenológico e tem com objetivo geral investigar de que maneira o pedagogo pode contribuir em um grupo socioeducativo. A pesquisa se baseia principalmente nas idéias de Jacob Levi Moreno e Maria Alice Romaña. As técnicas utilizadas para a condução do grupo socioeducativo foram as psicodramáticas, que possibilitaram que o envolvimento e interação do grupo. Através da pesquisa, observou-se que o trabalho realizado pelo pedagogo apresentou contribuições significativas quanto o trabalho pedagógico, seja no planejamento, didática, avaliação e na abordagem dos temas. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present research is about a thematic that, considering its importance to the pedagogue and to those who are yet in formation, deserves to be better evaluated: the contributions of the pedagogue in a social-educational group. Having laws as reference, statutes and guidelines that direct how this work must be done, but that still are not clear, mostly during the academic formation, for the professionals that will act in the spaces denominated social-educational in the future. The approach of this research is qualitative in a phenomenological way and has the general goal of investigate how the pedagogue can contribute in a social-educational group. The research is mainly based on the ideas of Jacob Levi Moreno and Maria Alicia Romaña. The techniques that are used to the conduction of the social-educational group were the psychodramatics, that allowed the involvement and interaction of the group. According to the research, it was observed that the work done by the pedagogue presented significatives contributions on the pedagogical work, whether in it’s planning, didacticism, avaliation or on the approach of the issues.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons