Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11031
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarianaValleMaciel.pdf775,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dominância política do partido republicano : das suas origens até 1880
Autor(es): Maciel, Mariana Valle
Orientador(es): Arraes, Virgílio Caixeta
Assunto: Estados Unidos
Estados Unidos - política e governo
Estados Unidos - partidos políticos
Partidos políticos - história
Data de apresentação: Jul-2015
Data de publicação: 27-Ago-2015
Referência: MACIEL, Mariana Valle. A dominância política do partido republicano: das suas origens até 1880. 2015. 41 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O sistema bipartidário em vigência na primeira metade do século XIX nos Estados Unidos entrou em colapso. Os dois grandes partidos – Whig e Democrata – não conseguiram administrar os interesses difusos de seus apoiadores, fato que levou a grandes dissidências e à formação de outras agremiações políticas, de média ou pequena influência nacional. As diferenças econômicas e sociais entre norte e sul se acentuavam a cada ano e a questão da escravidão – instituição defendida e praticada pelos latifundiários sulistas – precisava ser discutida e remodelada, e cada tentativa de mudança em relação ao sistema gerava mais conflitos. Reunindo uma gama diversificada de ex-membros dos grandes e dos pequenos novos partidos, com interesses dos mais variados, em 1854 nasce o Partido Republicano. Com menos de uma década de formação, elege seu primeiro presidente e consegue manter-se no poder até 1884. A dominância política do novo partido foi um fato notável, principalmente quando a dinâmica de todo o sistema partidário estadunidense e o seu contexto político são analisados. As hipóteses para melhor compreender o domínio que o Partido Republicano obteve nas eleições presidenciais realizadas após a Guerra Civil são as mais diversas e o presente trabalho dedica-se a explorar tais possibilidades.
Informações adicionais: Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons