Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11028
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LyviaRodriguesBarbosa.pdf607,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capital, habitus e rito de passagem : uma análise da mobilidade internacional discente da UnB
Autor(es): Barbosa, Lyvia Rodrigues
Orientador(es): Lobo, Andréa de Souza
Assunto: Mobilidade discente - Universidade de Brasília (UnB)
Capital cultural
Programas estudantis
Universidade de Brasília (UnB) - mobilidade discente
Capital de mobilidade
Estudantes universitários
Data de apresentação: 3-Jul-2015
Data de publicação: 27-Ago-2015
Referência: BARBOSA, Lyvia Rodrigues. Capital, habitus e rito de passagem: uma análise da mobilidade internacional discente da UnB. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho procura analisar, por duas óticas, o fluxo de estudantes da Universidade de Brasília que praticam a mobilidade discente em universidades do exterior por meio dos programas, tais como Ciência sem Fronteiras e Programa de Intercâmbio Acadêmico Discente da Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB (INT). Primeiramente, busco compreender por meio dos conceitos de habitus de mobilidade, capital cultural e capital de mobilidade os sentidos dados pelos próprios estudantes ao seu movimento, assim como entender de que forma o desejo de entrar em fluxo está conectado com as suas respectivas histórias de vida. Posteriormente, procuro olhar para o significado que os estudantes dão a esse período de mobilidade a partir da análise do fluxo sob a óptica dos ritos de passagem. A pesquisa foi construída com base em entrevistas semi-estruturadas em profundidade e na análise dos dados provenientes de um questionário online realizado com os alunos da UnB que participaram de algum dos dois programas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2015.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons