Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11022
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RaphaelAlbertoFuhrSolari.pdf871,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso do sensoriamento para fins e regulação fundiária e controle ambiental
Autor(es): Solari, Raphael Alberto Fuhr
Orientador(es): Ribeiro, Rômulo José da Costa
Assunto: Sensoriamento remoto
Controle ambiental
Regularização fundiária
Análise espacial (Estatística)
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 27-Ago-2015
Referência: SOLARI, Raphael Alberto Fuhr. Uso do sensoriamento para fins e regulação fundiária e controle ambiental. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é grande relevância para o entendimento das terras produtivas no país tanto na parte ambiental quanto na parte social, apesar de pouco aplicado em âmbito nacional. O programa utiliza georreferenciamento das propriedades e imagens de satélite para aferir o tamanho real delas, localização, área de preservação permanente e reserva legal, para que sejam verificadas quais providências devem ser tomadas a fim de regularizar as terras, conforme a legislação. O CAR tem importância social para as famílias envolvidas nesse processo de garantia de legitimidade do acesso à terra, no que diz respeito à questão fundiária e de preservação ambiental. Este cadastro dá segurança ao proprietário e ao governo, uma vez que gera um registro preciso e único de cada lote no assentamento, possibilitando a formação de um banco de dados nacional que facilitará a gestão e manutenção dos imóveis rurais, dos assentamentos e assentados. Esse trabalho visa a contribuir para a área científica devido à análise do sistema na área cartográfica, qualidade dos dados espaciais e sua utilização. O resultado esperado é uma imagem de como o sistema é utilizado atualmente, potencialidades e fragilidades, de forma a propor melhorias a fim de otimizar e qualificar o dado espacial utilizado. Avança também na área do mapeamento e análise das áreas dos assentamentos de Mato Grosso que é uma região deficitária no país por falta de mapeamentos e análises precisas e atualizadas. Além disso, fornecerá uma melhor compreensão da divisão espacial dos assentamentos e uma análise do modelo utilizado atualmente com a ajuda de imagens orbitais multiespectrais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons