Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10998
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_HelouiseBatistaSilva.pdf745,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção do produtor rural em relação ao sistema orgânico de produção no DF
Autor(es): Silva, Helouise Batista
Orientador(es): Costa, Flávio Murilo Pereira da
Assunto: Produtores rurais
Sistema orgânico de produção
Associação de Agricultura Ecológica (AGE)
Data de apresentação: 6-Jul-2015
Data de publicação: 25-Ago-2015
Referência: SILVA, Helouise Batista. Percepção do produtor rural em relação ao sistema orgânico de produção no DF. 2015. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos agricultores associados à Associação de Agricultura Ecológica (AGE), sobre a adoção do sistema orgânico de produção. Para isso, foram utilizados aportes teóricos para embasar a análise das entrevistas, suas principais vantagens e desvantagens na adoção do sistema e o entendimento da vivência dos produtores. Utilizou-se o método de pesquisa descritivo como abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com 10 agricultores, localizados no DF e entorno. A análise das entrevistas foi realizada por meio do software Alceste. Aferiram-se no discurso dos produtores quatro categorias/classes: I – Referentes; II – Mercado; III – Orgânico; IV –Convencional. Observou-se que os produtores adotam esse sistema de produção mediante dois facilitadores: os Referentes e o Mercado, que se contrapõem ao Convencional. Verificou-se que os produtores entrevistados aprovam a adoção e utilização dos sistemas orgânico de produção em suas propriedades que,via de regra, apresenta vantagens tanto mercadológicas como sociais, além de proporcionarem a redução dos impactos negativossobre os recursos naturais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2015.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons