Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_JhonataPereiraMedeiros.pdf662,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O fator motivação nas aulas de prática de conjunto do professor Joel Barbosa na escola de música de Brasília
Autor(es): Medeiros, Jhonata Pereira
Orientador(es): Cordeiro, Alessandro Borges
Assunto: Música - instrução e estudo
Música - prática de conjunto
Professores de música
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 25-Ago-2015
Referência: MEDEIROS, Jhonata Pereira. O fator motivação nas aulas de prática de conjunto do professor Joel Barbosa na escola de música de Brasília. 2015. 40 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como proposta investigar o fator motivação em aulas de prática de conjunto. Para tanto realizamos um estudo de caso na turma de prática de conjunto do professor Joel Barbosa do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília. A escolha dessa instituição foi feita com base em seu perfil histórico e público alvo, levando em consideração a diversidade do corpo discente. Através do trabalho musical de prática de conjunto que o professor realiza, pude por meio de uma hipótese intuída verificar como o fator motivação influencia e colabora com a formação musical dos alunos. Para tanto adotamos, dentro de um contexto de pesquisa qualitativa, procedimentos metodológicos como a entrevista semiestruturada que nos permitiu uma maior compreensão desse ambiente de estudo. Em seguida analisamos os dados coletados a partir das teorias dos autores deste trabalho, que abordam essa temática. A revisão de literatura que fundamenta essa pesquisa tem como base autores que tratam da motivação do aluno durante o processo de ensino e aprendizagem; da Influência da relação professor-aluno na motivação à aprendizagem e da prática pedagógica do professor como mediador. Ao final deste trabalho pretendemos destacar a importância do fator motivacional na condução de uma aula de música e no estímulo à formação dos alunos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons