Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/10955
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_MarceloSilva.pdf122,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Apresentações musicais escolares : Um relato de experiência com alunos do ensino médio da escola Educação Criativa de Ipatinga/MG
Autor(es): Silva, Marcelo de Jesus
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Música na educação
Professores de música
Educação básica
Ensino médio
Data de apresentação: 26-Jun-2015
Data de publicação: 21-Ago-2015
Referência: SILVA, Marcelo de Jesus. Apresentações musicais escolares : Um relato de experiência com alunos do ensino médio da escola Educação Criativa de Ipatinga/MG. 2015. 23 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema as apresentações musicais escolares. Ao relatar minhas experiências docentes em música no espaço escolar, tomei como objetivo descrever as práticas musicais construídas com alunos da disciplina Arte. Trago um panorama de como são realizadas essas escolhas, bem como a estruturação do coro para alunos do ensino médio, o processo criativo musical, como se dá a escolha dos solistas e divisão de vozes, como ocorre o ensaio instrumental, a preparação das músicas e organização dos alunos participantes deste coral, até a culminância deste em apresentações em eventos escolares. Tomei conceitos de autores como Fonterrada (2005); Hentschke e Del-Ben, (2003) e Penna (2010). Os resultados desta descrição reflexiva me levaram a concluir que os jovens que fazem música na escola, seja por meio de bandas, coro, dentro o fora da sala de aula mostram, pelas escolhas e preferências de alunos que querem se lançar ao desafio do novo, de algo que os instigue a provocar no outro o mesmo prazer estético que sentem na performance musical apreciada e executada. Os resultados deste trabalho podem contribuir para que outros licenciandos em música pensem no fazer musical no espaço escolar como processo de aprendizagem, mas também como produto musical. Eis, portanto, o desafio de ser professor de música em escolas de educação básica. ______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This course conclusion has themed school musical performances. When reporting my experiences teaching music at school, I intended to describe the musical practices built with Art discipline of students. Bring a view of how these choices are made, and the structuring of the choir for high school students, the musical creative process, how is the choice of soloists and division of voices, as in the instrumental test, preparation of music and organization of students participating this coral, to the culmination of this in presentations at school events. I got author’s concepts like Fonterrada (2005); Hentschke and Del-Ben, (2003) and Penna (2010). The results of this reflexive description led me to conclude that young people who make music at school, whether by band, choir, within the outside the classroom show the choices and preferences of students who want to launch the challenge of the new, something that instigate causing the other the same aesthetic pleasure they feel appreciated and performed in musical performance. These results can contribute to other licensees in music think of the music making at school as a learning process, but also as a musical product. This then is the challenge of being a music teacher in basic education schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2015.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons