Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10952
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LucasMouraVieira.pdf757,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os pressupostos da tese da revolução violenta em O Estado e a Revolução, de Lenin
Autor(es): Vieira, Lucas Moura
Orientador(es): Tedeia, Gilberto
Assunto: Democracia
Classes sociais
Filosofia marxista
Lenin, Vladimir Ilitch, 1870-1924 - crítica e interpretação
Estado e sociedade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 21-Ago-2015
Referência: VIEIRA, Lucas Moura. Os pressupostos da tese da revolução violenta em O Estado e a Revolução, de Lenin. 2015. 33 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho consiste na reconstrução da crítica feita por Lenin à social-democracia alemã e na análise dos pressupostos desta crítica tal como aparecem nas obras de Marx e Engels citadas por Lenin. Primeiro mostramos como Lenin se vale da Teoria do Estado professada por Marx e Engels para defender que, por conta do antagonismo inconciliável de classes, a passagem de uma sociedade burguesa para uma sociedade proletária só pode se dar mediante uma revolução violenta. Feita a reconstrução desta crítica, que aparece em O Estado e a Revolução, buscamos então, nas obras de Marx e Engels, como estes autores fundamentam as questões que, em Lenin, aparecem como dados. Como o título do trabalho indica, tecemos uma reconstrução dos pressupostos da tese de que a passagem de uma sociedade burguesa para uma sociedade proletária deve necessariamente passar, em algum momento, por uma revolução violenta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons