Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_CarolineCastroSilvestre.pdf831,55 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Olga Maria Ramalho de-
dc.contributor.authorSilvestre, Caroline Castro-
dc.identifier.citationSILVESTRE, Caroline Castro. Análise da literatura científica sobre as abordagens utilizadas para a promoção de práticas corporais e atividade física e promoção da alimentação saudável no ambiente escolar. 2015. 98 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2015.en
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar a literatura científica publicada no período de 2007 a 2014 acerca do Programa Saúde na Escola (PSE) que compreende os eixos de alimentação saudável e prática de atividade física pertencentes ao componente II. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/BIREME) com artigos disponíveis na base de dados Literatura Latino – Americana (LILACS). A busca resultou na seleção de oito (8) artigos com a combinação dos descritores “saúde escolar and educação física” e oito (8) artigos com os descritores “saúde escolar and alimentação saudável and promoção da saúde”, totalizando dezesseis (16) artigos. Os resultados obtidos contribuíram para analisar a abordagem utilizada pelos autores no ambiente escolar e refletir sobre a importância das concepções de Promoção da Saúde para a operacionalização do PSE. Nesta perspectiva conclui-se que a união entre os segmentos da saúde e educação desenvolvidas pelo PSE devem ser consolidados. As ações voltadas para a promoção de atividade física e alimentação saudável devem ser baseadas no ambiente escolar e seus condicionantes, a fim de criar um ambiente que favoreça escolhas saudáveis.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordSaúde escolaren
dc.subject.keywordAlimentação saudávelen
dc.subject.keywordPromoção da saúdeen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordPrograma Saúde na Escola (PSE)en
dc.titleAnálise da literatura científica sobre as abordagens utilizadas para a promoção de práticas corporais e atividade física e promoção da alimentação saudável no ambiente escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-08-13T16:13:25Z-
dc.date.available2015-08-13T16:13:25Z-
dc.date.issued2015-08-13T16:13:25Z-
dc.date.submitted2015-07-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10849-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study aims to analyze the scientific literature published from 2007 to 2014 about the School Health Program (PSE) comprising the axes of healthy eating and physical activity belonging to the component II. It is a bibliographical survey in the virtual library in health (BVS/BIREME) with articles available in the Lilacs database. The search resulted in the selection of eight (8) articles by combining the descriptors "school health and physical education" and eight (8) articles with the descriptors "school health and healthy eating and health promotion", totaling sixteen (16) articles. The results contributed to examine the approach used by the authors in the school environment and to reflect on the importance of health promotion concepts to operationalize the PSE. In this perspective it appears that the union between the segments of the health and education developed by the PSE should be consolidated. The actions aimed at promoting physical activity and healthy eating should be based on the school environment and their conditions in order to create an environment conducive to healthy choices.-
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons